Dra. Jimena Rossi Alves fala sobre a importância da nutrologia esportiva

Qual a importância da nutrologia para atletas e pessoas que praticam esportes?

Dra. Jimena Rossi Alves: A nutrologia esportiva é essencial para os esportistas e atletas. O médico nutrólogo avalia as condições físicas do paciente e explica quais os alimentos, nutrientes e suplementos devem ser escolhidos de acordo com o objetivo de cada pessoa e de suas necessidades individuais. Por exemplo, o tratamento para quem quer ganhar massa muscular é diferente do tratamento de quem quer emagrecer.

Qual a importância da nutrologia para a suplementação alimentar?

Dra. Jimena Rossi Alves: O médico nutrólogo é indispensável para o esportista que precisa utilizar suplementação. Nossos organismos são diferentes e respondem de maneiras diversas aos estímulos externos, estando, o médico nutrólogo apto a diagnosticar estas necessidades individuais.

O médico nutrólogo faz uma investigação completa de cada individuo, não só no contexto alimentar, mas também no contexto físico, orgânico e psicossocial. Nenhuma suplementação deve ser realizada sem uma avaliação clínica completa e um conhecimento adequado da planilha de treino do atleta ou esportista.

Em quanto tempo a pessoa começa a obter resultados?

Dra. Jimena Rossi Alves: Infelizmente não existe um tempo preciso, tendo em vista que cada organismo responde de uma maneira.

Já obtive excelentes resultados em 3 meses, outros em 1 mês ou até mesmo em 1 ano. Varia muito do objetivo de cada um e, principalmente, da resposta metabólica de cada pessoa.

O que é necessário para ter melhores resultados?

Dra. Jimena Rossi Alves: É necessário um entrosamento perfeito entre o médico nutrólogo, o esportista/ atleta e o treinador.

Quais são os tipos de suplementos mais utilizados e por quê?

Dra. Jimena Rossi Alves: As pesquisas mais recentes relacionadas aos alimentos para atletas, como é denominada a suplementação para a ANVISA, mostra o Wheyprotein como o suplemento mais utilizado, seguido dos termogênicos e creatina. Estes suplementos ainda estão sendo usados deliberadamente, sem um conhecimento fisiopatológico adequado de quem os indica.

Não existe um suplemento ideal para todos. Inclusive, ele só deve ser utilizado se a dieta não suprir todo o desgaste físico causado no organismo pela atividade física.

O uso indevido de suplementos pode engordar?

Dra. Jimena Rossi Alves: Sim, mas muito mais preocupante do que engordar unicamente, o uso indevido de suplementos pode causar problemas sérios renais, hepáticos, cardiovasculares, metabólicos, entre outros.

Quanto à alimentação antes ou depois dos treinos, o que você orienta? Por quê?

Dra. Jimena Rossi Alves: A orientação da alimentação antes do treino vai variar de acordo com o biótipo da pessoa. Por exemplo, se o esportista apresenta o que chamamos dehipoglicemia reativa não poderá consumir carboidratos de alto índice glicêmico antes do treino e sim esperar o inicio do treino para o consumo de energéticos ricos em carboidratos, evitando assim um prejuízo em seu desempenho.

Já, imediatamente após o treino, o ideal é o consumo de carboidrato de alto índice glicêmico, o qual ajudará na recuperação muscular do esportista para o seu próximo momento de atividade.

Podemos fazer atividade física em jejum?

Dra. Jimena Rossi Alves: Para um melhor desempenho físico e para uma melhor construção muscular, não devemos fazer atividade física em jejum.

LOCALIZAÇÃO

Rua Rincão da Cruz, 1584
Tel.: 55 3433.1670
Cel.: 55 99666 1670
WhatsApp: 55 99666 1670
Itaqui | RS
E-mail: atendimento@kampospa.com.br

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Receba nossas novidades e lançamentos em seu e-mail